Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

LICENÇA À GESTANTE

Criado: Domingo, 08 Março 2015 02:58 | Publicado: Domingo, 08 Março 2015 02:58 | Acessos: 8725

O que é?

A licença à gestante destina-se à proteção da gravidez, à recuperação pós – parto, à amamentação e a relação do binômio mãe-filho, a partir do primeiro dia do nono mês de gestação(correspondente a 36 semanas), salvo antecipação por prescrição médica. A duração do afastamento prevista é de 120 dias consecutivos.(Transcrição do Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal).

 

Quem tem direito?

A servidora gestante.

 

Fluxo de Tramitação

Passo a passo Quem faz? O que fazer?
Servidora Interessada Licença solicitada e concedida administrativamente.- Preencher requerimento em formulário padrão da SRH anexar Registro de Nascimento.Licença solicitada e concedida administrativamente após avaliação médico pericial.- Preencher requerimento e anexar Atestado Médico do Obstetra da requerente onde conste evolução e respectivo CID (Código Internacional de Doenças), justificando a antecipação da licença e trazer exames subsidiários.- Agendar perícia junto ao SIASS. 
Setor de Protocolo Receber documentação, conferir, abrir processo e encaminhar à SRH. 
Secretaria de Recursos Humanos-SRH Caso de licença concedida administrativamente . Registrar entrada de processo e despachar para a Coordenação de Legislação e Normas (CLN).Caso de licença concedida mediante avaliação pericial.Registrar entrada de processo e despachar para o SIASS. 
Unidade de atenção à saúde do servidor - SIASS Receber documentação, conferir, agendar Perícia e executar o procedimento. Registrar no sistema SIAPE-SAÚDE.
Coordenação de Cargos e Salários-CCS Registrar a ocorrência no sistema SIAPE e encaminhar o processo para a CCL.
Coordenação de Cadastro e Lotação-CCL Receber e arquivar na pasta funcional do servidor

 

Informações Gerais

A licença à gestante poderá ser requerida de duas formas:

a)Licença solicitada e concedida administrativamente:

- Quando tiver seu início na data do parto, comprovada pelo aviso ou registro de nascimento ou atestado médico , sem que seja necessária a avaliação médico pericial.

- A prorrogação da licença à gestante por mais 60 dias quando requerida pela servidora até o final de 30 dias a contar da data do parto sem que seja necessária a avaliação médico pericial.

b)Licença solicitada e concedida administrativamente após  avaliação médico pericial:

- A partir do primeiro dia do nono mês de gestação ( corresponde a 36 semanas), salvo antecipação por prescrição médica.

- No caso de natimorto, após 30 dias do parto, a servidora será submetida a Perícia e se julgada apta, reassumirá o exercício de seu cargo. Para este fim, a Perícia deverá emitir novo laudo.

- No caso de aborto, comprovado pela Perícia, a servidora terá direito a 30 dias de repouso remunerado improrrogável

A licença à gestante e a licença para tratamento de saúde são consideradas de espécies diferentes, não podendo ser concedidas concomitantemente. A licença à gestante não pode ser interrompida, exceto nos casos de natimorto.

A professora substituta faz jus à licença-maternidade, tendo em vista ser um benefício previsto na Constituição.

 

Fundamentação Legal

Constituição Federal. Art. 7º, inciso XVIII.

Lei nº 8.112/90. Art. 207, § 1º a § 4° e Art. 209

registrado em:
Fim do conteúdo da página