POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Criado: Quinta, 19 Janeiro 2023 12:07 | Publicado: Quinta, 19 Janeiro 2023 12:07 | Acessos: 3479

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) foi instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, que regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990, quanto a afastamentos, além de introduzir regras quanto ao planejamento anual de necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos.

O objetivo da PNDP é promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias ao alcance da excelência dos órgãos e das entidades da administração pública federal, alinhadas ao interesse da administração e às necessidades de desenvolvimento dos servidores.

Pilares da PNDP: Equidade - Transparência - Gestão e Governança

NORMATIVOS DA PNDP

Lei nº 8.112/1990

Decreto nº 9.991/2019 Atualizado

Instrução Normativa nº 21/2021 Atualizada

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DA UFCG - EXERCÍCIO 2023

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas é o instrumento da PNDP no qual são registradas as necessidades de desenvolvimento fundamentais à realização dos objetivos institucionais. Esse documento deve ser elaborado anualmente em um exercício para ser executado no seguinte. Após levantamento de necessidades realizada junto aos servidores, deverá ser validado pelos gestores das unidades macro, consolidado pela Secretaria de Recursos Humanos, aprovado pelo Reitor e enviado ao órgão central do SIPEC para manifestação técnica.

CONHEÇA O PDP UFCG - EXERCÍCIO 2023

Clique aqui para visualizar o PDP UFCG

GUIAS, MANUAIS E ORIENTAÇÕES

Guia de Elaboração do PDP 2023

Listagem de Temas Gerais

Listagem de Competências Transversais e de Liderança

Manifestação Técnica do SIPEC sobre PDP 2023

CONHEÇA AS ESCOLAS DE GOVERNO

As Escolas de Governo são instituições públicas criadas com a finalidade de promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, visando ao fortalecimento e à ampliação da capacidade de execução do Estado, tendo em vista a formulação, a implantação, a execução e a avaliação das políticas públicas.

No âmbito do Governo Federal, as principais Escolas de Governo são:

Escola Nacional de Administração Pública - Enap

Academia Nacional de Polícia - ANP